Texto Enciclopédico – Como fazer   Leave a comment

Texto Enciclopédico

O que é?

O texto enciclopédico é um gênero discursivo que apresenta, de maneira organizada, sistemática as informações básicas e necessárias para o entendimento de determinado conteúdo do conhecimento humano. A finalidade desse gênero é registrar e difundir o conhecimento acumulado, por meio de uma obra de referência( a enciclopédia) que pode ser consultada por qualquer pessoa a qualquer momento se necessário. 

 

Contexto de circulação:

Antigamente, sem o advento das novas tecnologias e da internet, o texto enclopédico era menos acessível sendo assim pouco disseminado pela sociedade. Porém com o avanço de novos meios de comunicações e do desenvolvimento de novos meios de transporte de informação, a enciclopédia propriamente dita começou a se tornar mais acessível, sendo assim mais facilmente utilizada pela população. Os textos enciclopédicos podem ser encontrados em grande maioria na internet em sites de busca e de disseminação de conhecimentos diversos como os maus famosos sites enciclopédico da atualidade, a Wikipédia.

Os leitores do Texto Enciclopédico:

O perfil dos leitores enciclopédicos pode ser definido de duas maneiras: são pessoas que procuram uma informação específica sobre algum ramo do conhecimento humano para realizar um trabalho escolar, uma matéria jornalística, uma pesquisa acadêmica; ou curiosos que gostam de ampliar seus conhecimentos.

 

Estrutura:

O texto enciclopédico é redigido por verbetes, que consistem  na apresentação de um assunto de forma sucinta e direta( como em dicionários de língua portuguesa). Porém nos textos enciclopédicos que procuram descrever detalhadamente o tal assunto, a estrutura é um pouco mais complexa. Assim como no verbete, é apresentado o termo base do texto como se fosse titulo, porém nos textos enciclopédicos não há titulo.

Logo em seguida é possível discorrer sobre o passado do assunto, como por exemplo a maneira como foi criado, ou quando surgiu, como se desenvolveu, depois suas formas de uso, definições e enfim a conclusão.

Anúncios

Publicado 10/02/2014 por professorleomiranda em Redação

Etiquetado com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: